A acupuntura auricular pode reduzir sintomas de depressão. Foi isso o que concluiu um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). A técnica de terapia se mostrou promissora como um tratamento complementar para a condição.
Para conquistar as descobertas publicadas no periódico JAMA Network Open, o grupo acompanhou, 74 pacientes com depressão moderada ou moderadamente grave de março a julho de 2023, ao longo de 12 sessões de 15 minutos.
Os participantes foram divididos em dois grupos de 37 pessoas. O primeiro passou por estímulos em seis pontos no pavilhão auricular correspondentes ao diagnóstico de depressão pela medicina tradicional chinesa (Shenmen, subcórtex, coração, pulmão, fígado e rim) e o segundo recebeu aplicações em áreas não associadas a sintomas de saúde mental, como orelha externa e bochecha.
O experimento mostrou que 58% dos pacientes do primeiro grupo tiveram melhora nos sintomas depressivos, em comparação com 43% do segundo grupo. Os autores contam que após quatro semanas do início das aplicações, mais pacientes tratados com terapia auricular específica tiveram recuperação.
Tratamento seguro e eficaz
O número de pacientes recuperados com a ajuda da acupuntura foi semelhante à taxa de medicamentos, e os autores do estudo revelaram que a prática não teve efeitos adversos severos. A maioria dos participantes (94% no grupo de acupuntura auricular específica e 91% no grupo da prática genérica) relatou apenas dor leve no local de aplicação da agulha.
Os pesquisadores têm a esperança de que o estudo ajude a firmar a validação dessa técnica no SUS, onde já é amplamente utilizada, e destacam que se trata de uma opção segura a mais no tratamento de saúde mental. Outro objetivo é a "desestigmatização de uma terapia não alopática" para os profissionais da área da saúde.
Acupuntura auricular
A acupuntura auricular também é conhecida como auriculoterapia, e consiste em uma forma de medicina tradicional chinesa que envolve a estimulação de pontos específicos na orelha para tratar uma variedade de condições.
A estimulação desses pontos promove a circulação sanguínea e aliviar dores, desconfortos ou desequilíbrios físicos e emocionais. No caso desse estudo, a ideia foi "estimular nervos do pavilhão auricular, principalmente o vago, e ativar áreas do cérebro ligadas à depressão".
Terapia acessível
Os pesquisadores brasileiros envolvidos no estudo defendem que uma das vantagens da prática é que ela é acessível: a cartela com 50 unidades, número suficiente para dez sessões, custa menos de R$ 10.
O time defende que também não precisa de longos treinamentos, ao contrário da acupuntura tradicional.
Apesar de esperançosos, os cientistas reconhecem que ainda há uma longa jornada de estudos até que se consiga entender melhor a eficácia da acupuntura auricular no tratamento da depressão.
Fonte: Agência Fapesp, JAMA Network Open
« Voltar