Consumido cru ou torrado, o amendoim é uma leguminosa muito rica em vários nutrientes com muitos benefícios para a saúde
Original da América do Sul, o amendoim é uma oleaginosa consumida há milhares de anos um pouco por todo o mundo. Conhecido como um snack saudável, o amendoim pode ser consumido de diversas maneiras, podendo servir como um aperitivo – servido cru ou torrado –, enquanto ingrediente principal em várias receitas ou através dos seus derivados, como a famosa manteiga de amendoim.
Popularmente conhecido como um fruto seco pela semelhança às nozes ou amêndoas, o amendoim é, na realidade, uma leguminosa – da família do feijão, grão-de-bico e ervilha – que cresce em vagens debaixo da terra.
Sendo uma oleaginosa, possui altos níveis de gordura, que podem chegar até aos 50% da sua composição e fazem parte do “bom” colesterol, ou seja, contribuem para os bons níveis de LDL no organismo. Ricos em ferro, fibra e antioxidantes, os amendoins possuem vários nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina E, B1, B3 e B6, fósforo, magnésio, potássio e zinco, para além de serem também uma fonte de aminoácidos.
Entre alguns dos seus benefícios que o seu consumo traz para a saúde humana, encontram-se:
- A diminuição da inflamação no corpo e fortalecimento dos músculos – ao conterem elevados níveis de magnésio, potássio e vitamina E, os amendoins são muito recomendados para quem pratica exercício físico de forma regular, uma vez que contribuem para o fortalecimento dos músculos e aumento da resistência muscular.
- Previnem doenças cardiovasculares – O resveratrol, que se encontra na composição dos amendoins, é uma substância antioxidante que ajuda a prevenir diminuir os níveis de colesterol no organismo. Ademais, os amendoins contribuem para um bom fluxo sanguíneo e ajudam a reduzir a coagulação do sangue, prevenindo o desenvolvimento de doenças do coração.
- Diminuem os níveis de colesterol – a gordura presente nos amendoins é monoinsaturada – também conhecida como “bom colesterol” – prevenindo assim a acumulação do “mau” colesterol nas artérias e surgimento de doenças como a aterosclerose.
- Combate e previne a anemia – o amendoim possui ainda ácido fólico e ferro, fatores que estimulam a formação de glóbulos vermelhos no sangue e previnem a anemia.
- Previne o envelhecimento precoce – rico em vitamina E, o amendoim ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento das células. Possui ainda na sua composição Ómega 3.
- Ajuda quem quer perder peso – rico em fibras que ajudam a diminuir a sensação de fome, o amendoim possui também substâncias termogénicas que aumentam o metabolismo e estimulam o maior gasto de calorias durante o dia. .
- Previnem o surgimento de diabetes tipo II – a gordura monoinsaturada e as fibras presentes na composição do amendoim ajudam a diminuir os níveis de açúcar presentes no sangue, prevenindo o desenvolvimento de diabetes tipo II.
- Contribuem para uma melhoria do humor – por possuírem triptofano – uma substância que favorece a produção de serotonina – os amendoins ajudam a melhorar o humor e diminuir os níveis de stress.
Apesar de todos estes benefícios, o amendoim possui, contudo, um elevado nível calórico, pelo que deve ser consumido com moderação. Não é recomendado para pessoas com alergias graves a frutos secos – podendo resultar em graves ataques alérgicos – ou com elevados níveis de acne, uma vez que, ao ser uma oleaginosa, aumenta os níveis de oleosidade da pele e facilita o surgimento de acne.