Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram o deserto de Al-Nafud, na região de Al-Jawf, na Arábia Saudita, coberto com o que parece ser neve. A camada de gelo, na verdade, foi formada por granizo, mas as imagens ainda chamam a atenção pelo cenário atípico.
De acordo com a assessoria de imprensa da Arábia Saudita, as camadas brancas foram registradas no último dia 2 de novembro, mas as chuvas continuaram na região nos dias seguintes. A emissora Al Jazeera explica que a formação branca de gelo foi causada por chuvas fortes e pedras de granizo, enquanto algumas áreas da região sofreram com enchentes.
A região de Al-Jawf fica localizada no norte da Arábia Saudita, próxima à fronteira com a Jordânia. Nas épocas mais quentes do ano, a temperatura no deserto pode ultrapassar os 50ºC, o que deixa as imagens mais impressionantes.
O país já registrou neve em outras regiões no passado, principalmente nas áreas mais montanhosas. Em 2021, uma tempestade na região de Aseer cobriu o solo de neve e, pela primeira vez em quase 50 anos, registrou temperatura abaixo de zero, segundo o site MetSul.
Neve ou granizo?
Visto de longe, o acúmulo de granizo pode ser bem parecido com a neve, mas existem algumas diferenças entre os fenômenos. Normalmente, a neve é a precipitação composta por partículas em formato de flocos ou cristais de gelo, enquanto o granizo é composto por pedras de gelo e vem acompanhado de chuva com a água em estado líquido.
Fonte: Assessoria de Imprensa Estatal da Arábia Saudita
« Voltar